sábado, 14 de março de 2009

OS CRAVAS

Há-os de variada espécie. Não estão em vias de extinção, mas sim em franca expansão.
“Efeitos da crise”, dirão alguns e algumas.

Podemos classificar os “Cravas” de acordo com determinado perfil:

O Chungoso – geralmente anda sujo/a, com fracos cuidados de higiene pessoal, tem emprego precário ou encontra-se em situação de desemprego. Crava porque tem vício, mas não tem guita.

O Carocho ou Tóxico – com algumas características semelhantes ao Chungoso, mas com algumas peculiares que lhe garantem uma categoria própria para classificação. O
Carocho ou Tóxico crava o que há para cravar. Não só o cigarrinho, como a moedinha, como o bolo, como o copo de leite, como uma vinhaça… o que calhar. Sobrevive num ciclo de vícios, e vive para o vício.

O Esquecido – Aquele que, por incrível que pareça, não pôde parar para comprar tabaco de manhã, à hora de almoço não deu tempo e quando vai para casa, não fuma… tem sempre uma quantidade infindável de argumentos para não ter com o que fazer fumo, a não ser que tenha o dos outros.

O Diário – Assumido. Não fuma. Mas fuma…do tabaco dos outros.

O “Deixei de fumar” – Mas continua com o cigarro depois do pequeno-almoço, do almoço, do café, do lanche, da imperial do fim de tarde, da preparação do jantar, do jantar, do café, da deita e do sexo. Já não compra tabaco, “que desta vez é mesmo a sério”.

O “Só fumo quando bebo” – Pois… mas devia lembrar-se de comprar tabaco antes de beber. O resultado é os fumantes a sustentar os “outros”.


Às e aos fumantes leitores, peço que indiquem novas categorias que se lembrem, para que possamos ter um retrato o mais completo possível.

8 comentários:

catizzz disse...

"Cravo mas só gosto da minha marca" - adoro esta espécie. Cravam-te o cigarro e quando olham para o nosso maço, fazem ar de desdém e dizem: "fumas disso? brrr! nem pensar! que tabaco horrível, como és capaz de fumar isso?!"
E após feroz crítica ao nosso tabaco, atacam o próximo. "Pode ser que fume uma marca decente!"

La Payita disse...

Olé!!! :)

Saudades do fumo!!!

Bem...Categorias de Cravas, lembro-me de duas.

Os que mais me irritam, que cravam a "pontinha", o melhor do cigarro. "Deixa-me a ponta!" Fico possessa e ofereço um cigarro inteiro. Mas não, gostam mesmo é da "pontinha"...

E os de "início de carreira". Começam a fumar e nunca compram. Porque "não fumam". É só pra experimentar... E experimentam durante meses... o tabaco dos outros!!!!

GRRRRRRRRRRRRRRRRRR!!!!! X-(

Anónimo disse...

Os Festivos - aqueles que só fumam em festas (dizem). Orgulhosamente afirmam que não são dependentes, que não ligam nenhuma ao tabaco. Mas os momentos sociais são, por assim dizer, uma extravagância. Um momento em que o cigarro fica bem na mão, quiçá para contrabalançar o peso do copo. Azar daqueles dos fumantes. Estão no local errado, na hora errada, a contribuir para o "desvio" Jet-Set.
LB

La Payita disse...

Esqueci-me de dizer que a dos cravas de início de carreira foi um amigo que me lembrou. (ainda vinha ler o blog e me acusava de roubar a ideia!!! ihihihih)

E volto aqui para dizer que este post me alterou a personalidade. Almoçava eu com outra frequentadora assídua deste blog, a Catizzz, pessoa com excelente gosto para o fumo - VIVÓ VENTILIIIII!!!! - quando, no final da refeição, afiambro-me ao maço de tabaco dela para fumar. Com o meu tabaquito guardado na mala...

Isto faz de mim que espécie de crava????

La Payita disse...

Afinal o amigo LB antecipou-se... Bem a do início de carreira foi ele que se lembrou...

Entretanto, lembrou-se de mais uns quantos...

Hmmmmmmmm... Começo a pensar se o LB não será ele próprio um crava... Tanta experiência... ;)

Anónimo disse...

Em resposta ao comentário da Payita, sim, eu fui um "crava" que tem uma dívida de nicotina imensa para com vários amigos meus (e um em particular). Enquadrei-me na categoria "Fumador em início de Carreira" ou "Fumador em Fase de Negação": - "Eu não fumo" (mas fumava os cigarros alheios). Fase essa que termina quando se compra o primeiro maço de cigarros.

La Payita disse...

Eu sabia!!!! Nunca me enganaste... lol

fumante disse...

Obrigado a todos pelos vossos preciosos contributos.
Vou acrescentá-los num próximo post.