quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Cinzeiro na Praia











Férias, sol e praia…
Descanso.
Este ano senti a falta do meu cinzeiro portátil...
Passei o tempo a apagar o cigarrinho na areia e a pô-lo no saquinho do lixo e, garanto, não é a mesma coisa.
A ideia do cinzeiro portátil ou de um cinzeiro de praia distribuído em todas as praias (e não apenas em algumas) seria uma medida de não descriminação ao fumante e ao mesmo tempo de protecção do ambiente. Matavam dois coelhos com uma cajadada só!
Actualmente, só em meia dúzia de praias é que isto acontece o que não favorece nem o ambiente, nem o próprio fumante.
Tenho de reconhecer que esta medida não teve mais sucesso por culpa nossa. Culpa dos fumantes. Isto porque alguns de nós se abarbataram aos cinzeiros que deviam ser deixados novamente na entrada das praias… Acho mal!









Vale a pena darem uma vista de olhos e prevenirem-se:

4 comentários:

ana vicente disse...

Isto é uma questão complexa.
Tal como tu, considero esta iniciativa dos cinzeiros uma grande ideia, a muitos níveis.
A nível cívico e de consciência de limpeza das praias, acho crucial este tipo de iniciativas (que continuei a ver este ano, ainda assim).
Para valorizar e dar consistência a esta iniciativa, existe a questão da comunicação: os cinzeiros são meios de comunicar e promover as marcas, associando-as a uma causa social justa. O reverso da questão é que aqueles cones têm de ser produzidos e são de plástico. A ideia é que sejam reutilizados, é claro, mas também representam um momento de desperdício. Isso não invalida o valor deste iniciativa. Eu sou toda a favor de "bons" actos de comunicação que são bons actos para a sociedade.
No entanto, acho mais interessante, ainda que menos harmonioso esteticamente (o que é que isso interessa?), o que vi numa certa praia da costa vicentina: latas usadas disponibilizadas à entrada das praias para servir de cinzeiro.

Pessoalmente, este ano optei pelo método do saco, mesmo nas praias com cinzeiro. Acabo por achar um método mais limpo, quando visto globalmente.

Portal de Informações, Lazer e Serviços disse...

Amigos,
Eu administro um Blog da minha cidade amigosdapraiagrande.blogspot.com e gostaria de encontrar fornecedores para esse tipo de cinzeiro. Só achei em Portugal. Vocês já tem? Podem me indicar uma empresa no Brasil que fabrique em grande quantidade?
Agradeço pela indicação.

Anónimo disse...

Bom dia,
Gostaria de saber se você conhece algum fornecedor deste cinzeiro de praia aqui no brasil?

Unknown disse...

Boa tarde,

Quem produz este cinzeiro em Portugal é a minha empresa e produzimos em grandes quantidade para o mercado nacional e exportação, mesmo para o Brasil :) No Brasil também temos um distribuidor que nos compra a nós que é a Stricker (empresa de brindes).

Alguma dúvida fica o contacto : sicrosal.lda@mail.telepac.pt