domingo, 3 de maio de 2009

P'ras mães fumantes

O que está por trás de uma senhora com esta idade a fumar vai ficando na cabeça, nos olhares e nos estereótipos de cada um/a.
Para mim, o retrato imediato é o de uma mulher de armas, corajosa que enfrentou constrangimentos diários para poder alimentar e manter este hábito. Surge-me alguém com ideais fortes, convicções e sentimentos vividos intensamente.

Será que é Mãe?

2 comentários:

joana disse...

acho que deixamos para trás ou tornamos secundário o nosso papel de filhos e de filhas quando somos capazes de fazer este movimento engraçado que fizeste. Quando "descolaste" a mulher da mãe, e viste-a primeiro.
Pergunto-me sempre, ou só apenas há uns anos, quem seria a mulher "por trás" da minha avó...

e isto não tem nada a ver com o cigarro que esta sra. fuma ou com a natureza do teu blog, mas olha, foi o que me fez pensar assim de repente. E também... o que verás tu num homem da mesma idade a fumar... nada, não é?

fumante disse...

O movimento que se faz pensando nas pessoas que estão por trás do papel social com que as vimos, sejam pais, mães, avós, avôs ou até patrões e patroas, é algo que não é imediatamente óbvio mas que é muito importante de se fazer.

Quanto ao que vejo num homem com a mesma idade a fumar... é mesmo verdade o que dizes. Não vejo nada de tão diferenciador que me faça pensar no que essa pessoa será. Todos/as sabemos realmente que, na verdade, o acto de fumar não era permitido às mulheres e que a pressão social sobre elas exercida era muito intensa. Talvez, por isso, considere que seja mais "recheada" uma análise a esta fotografia, do que se nela estivesse um homem.
Será preconceito?